Por que ter um sistema de rastreamento para sua frota?

Quem tem a possibilidade de incluir um sistema de rastreamento na gestão da sua frota tem em mãos muitas informações que garantem não somente a segurança da carga e dos condutores dos veículos, mas também a reputação do seu negócio perante a concorrência.

Tendo a telemetria como aliada, o gestor de uma frota consegue ter uma visão ampla e mais precisa de toda a operação logística, saber se tudo está ocorrendo conforme o planejado e, caso o contrário, antecipar situações que podem virar uma crise entre a empresa e seus clientes.

A partir do momento que o caminhão sai do pátio do estacionamento da empresa, somente com um sistema de rastreamento é possível acompanhar de perto se o motorista está seguindo a viagem como planejado, evitando paradas desnecessárias, atrasos da entrega de cargas, mudança na rota e se o horário de trabalho está sendo cumprido conforme o estabelecido pelas leis trabalhistas.

Outro ponto importante que a telemetria ajuda e muito na gestão de frotas é com relação à forma como os motoristas estão dirigindo Condutores que não são treinados adequadamente para dirigir os veículos da sua frota tendem a cometer erros que aumentam o gasto com combustível, com manutenções não programadas, os riscos de acidentes nas estradas, além de interferir na imagem da sua empresa no mercado, principalmente se os caminhões são adesivados.

Com as informações do sistema de rastreamento em mãos, você também consegue criar programas de capacitação dos condutores da sua frota ou mesmo métodos de bonificação por bom desempenho. Um incentivo a mais para garantir a estabilidade diante da alta rotatividade que essa atividade tem no mercado.

Os sistemas de rastreamento também facilitam a comunicação entre gestor de frotas e clientes, por mostrar em tempo real a localização da carga e passar informações fidedignas, antecipando-os de atrasos ou outras crises. Essa proximidade tende a melhorar a sua reputação no mercado e fidelizar parcerias rentáveis a curto e longo prazos.

Agora, é só fazer uma pesquisa de mercado e procurar um sistema de telemetria que encaixe nas necessidades da sua frota. Até a próxima!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também