Paraty – RJ O caminho do ouro

Localizada no litoral do Rio de Janeiro, Paraty é uma das cidades mais visitadas por turistas, ao chegar lá o visitante logo se depara com um charmoso caminho de pedras.

Como se isso fosse pouco, as belezas naturais da cidade, que preserva até hoje encantos naturais e arquitetônicos, são um convite para uma visita em qualquer época do ano. Passear pelo centro histórico de Paraty, onde é proibido o tráfego de automóveis, é como entrar em um túnel do tempo, rodeado de belas paisagens.

Os passeios só são possíveis por charretes, bicicletas ou a pé. O centro histórico de Paraty está localizado no centro da cidade, à beira do Rio Caborê e banhado por um mar de águas calmas.

Passeios de barco e escunas também são imperdíveis. Eles duram de 4 a 5 horas, e saem diariamente do cais da cidade. Quanto maior for o grupo, mais barato sai o passeio.

Aos amantes da natureza não faltam roteiros, já que na área da cidade estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde fica a Vila da Trindade, e a Reserva da Joatinga. Para completar a lista de atrativos, Paraty faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar.

Você sabia que Paraty durante o período colonial chegou a ser o 2° maior porto do País em importância? Por um determinado período o ouro que saia de Minas Gerais para Portugal era escoado por Paraty, e por esse motivo Paraty ficou conhecida como “Caminho do Ouro” marítimo terrestre.

A famosa expressão “santo do pau oco”, como se chamava imagens talhadas em madeira cujos seus interiores eram ocos, surgiu nesse trajeto de transportar o ouro de Minas Gerais pela serra do facão até Paraty, evitando assim os ataques constantes dos saqueadores. Daí o dito "SANTO DO PAU OCO" (pessoa que se esconde atrás de uma falsa imagem)

Fontes: Turismo IG, UOL e Paraty Guia


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também