Mecânico para linha a diesel: quais diferenciais você precisa ter

Ser referência em sua área de atuação é um grande diferencial para qualquer profissional ou empresa. Não seria diferente para mecânicos, que lidam diariamente com tecnologias em evolução quase que diária. E quando falamos em mecânica especializada para veículos da linha diesel, o desafio é ainda maior (e não estamos falando de tamanho do veículo, mas de complexidade mesmo).

No olhômetro, por exemplo, dá para perceber que as diferenças entre um motor diesel e o de um veículo leve são gritantes. O motor de um caminhão, por exemplo, tem uma taxa de compressão de 20:1 ou mais, contra no máximo 10:1 de um flex. Ou seja, se a sua oficina mecânica tem a intenção de ser uma “especialista” em veículos a diesel, é hora de dar alguns passos à frente do mercado para oferecer um serviço realmente diferenciado e de confiança para seus clientes.

Uma coisa podemos adiantar: investir em especialização da sua oficina com foco para veículos a diesel pode mudar o cenário de lucratividade do seu negócio, mas para isso, recomendamos fazer um planejamento apurado, para mudar a cultura da sua equipe e garantir uma clientela satisfeita. Para começar, é importante garantir pelo menos que os três pontos a seguir virem rotina para donos do oficina e seus mecânicos:

1- Conhecimento integral do veículo

Coloque-se no lugar do cliente e imagine a frustração dele ao chegar em sua oficina e se deparar com um profissional que não sabe diferenciar os compartimentos do veículo que se diz preparado para consertar. Esse é o famoso tiro no pé para qualquer negócio, pois quem sai ganhando é o concorrente.

Por isso, se o seu objetivo é vender a sua oficina mecânica como especialista em veículos a diesel, o primeiro passo é preparar a sua equipe para entender minuciosamente cada compartimento do veículo, com atenção especial às partes específicas que estão surgindo para garantir que caminhões e ônibus emitam menos gases poluentes na atmosfera.

É o caso do SCR ou Sistema de Redução Catalítica Seletiva, que modifica os gases do escapamento para torná-los menos poluentes. Ele funciona com a injeção de um líquido chamado Arla 32, monitorado por um sistema eletrônico e que melhora o desempenho no motor.

2- Pesquisa de novas tecnologias

A invenção da injeção eletrônica nos anos 80 é considerada um marco para a atuação em oficinas mecânicas com foco em linha diesel. A partir de então, os desafios para realizar um trabalho de excelência triplicaram, já que depois disso passaram a lidar com sistemas, tecnologias e soluções bem diferentes para identificar e realizar reparos nos motores de caminhões e ônibus.

É o caso da unidade de controle do motor, conhecida como ECU. Não é qualquer mecânico que está capacitado para diagnosticar avarias e, consequentemente, realizar consertos de módulos de motores.

Esse é apenas um exemplo para você, mecânico ou dono de oficina, parar pra pensar na importância de sempre estar atualizado diante das novidades apresentadas rotineiramente nos veículos a diesel.

Por isso, crie mecanismos para que a sua equipe esteja preparada para realizar com excelência reparos em qualquer veículo que estacione no pátio da sua oficina, não importa o ano de fabricação.

3- Cursos de capacitação para mecânico a diesel

E se a sua equipe não está por dentro de todas as tecnologias específicas em veículos a diesel, é crucial oferecer a ela condições necessárias para acessar cursos de capacitação nessa área.

Uma boa saída é buscar esses cursos diretamente com fabricantes a cada novidade lançada. O mercado também oferece especializações para mecânico a diesel, onde o profissional adquire conhecimentos necessários de:

  • manutenção corretiva, preventiva e preditiva em veículos pesados;
  • interpretação de esquemas e projetos mecânicos;
  • utilização de ferramentas e equipamentos modernos;
  • normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

Bom, esse é só começo da história, mas esperamos que a partir daqui você, caro leitor, tenha ciência do tamanho do desafio que é se especializar em mecânica para veículos a diesel. É grande, diga-se de passagem, mas compensará no fim das contas.

Tem mais alguma sugestão ou dúvida? Comente aí que nossos especialistas estão a postos para te responder!


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