Manutenção: será que o seu caminhão está precisando?

No trecho, manutenção é sinal de economia, mas a falta dela pode trazer muitos transtornos para o caminhoneiro, sem contar o gasto inesperado, que afeta diretamente a lucratividade e o orçamento.

Por isso, observar alguns sinais que o caminhão dá durante o trajeto é a principal saída para evitar maiores problemas no futuro. Já pensou ficar na mão em um trecho isolado justamente por causa de um defeito mecânico? Nem é bom imaginar!

Quando o bruto está precisando de uma passada no mecânico, alguns sinais são mais nítidos:

1- Motor falhando. A experiência te mostra quando o motor não está respondendo como deveria, perdendo a potência com frequência e consumindo mais combustível. Isso pode ser sinal de defeito nas velas de ignição, sistema de cabos, unidades injetoras e até no intercooler. Como não dá pra saber de cara, é importante procurar um mecânico sem demora.

2- Ruídos na caixa de câmbio. Outro sinal que não pode passar despercebido e precisa ser avaliado por profissional capacitado, a fim de que não cause danos maiores a todo o sistema do motor.

3- Luzes acesas no painel. Girou a chave pra ligar seu bruto e algumas dessas luzes permaneceram acesas? Não vale esperar um tempão até o problema se tornar mais grave e você passe apuros no trecho.

Tem algum outro sinal que você acha importante ressaltar para manter o bom desempenho do caminhão na estrada? É só comentar!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também