Manutenção de frotas: quais erros não cometer?

Ao falarmos em manutenção de frotas, já pensamos em gastos e dor de cabeça. Para que esse não seja o seu sentimento em relação a esse processo vital para a saúde do seu negócio, preparamos uma lista com os principais erros a serem evitados.

Aguardar o problema acontecer

Um erro que não deve ocorrer de forma alguma é a negligência da situação dos componentes dos veículos. O acompanhamento da situação da frota deve ser uma atividade recorrente, pois executar essa observação irá fornecer ao gestor de frota os dados necessários para definir o melhor momento para realizar manutenções preventivas e substituição de peças.

Vale ressaltar que quando o veículo apresenta um problema que o impossibilita de rodar, pode ser em decorrência de um problema que persiste há muito mais tempo e poderia ser evitado ou corrigido anteriormente por um custo muito menor.

Ignorar os checklists

Verificar cada parte do veículo da frota é imprescindível para uma avaliação completa. Mas a atenção ao desempenho do veículo não é de responsabilidade exclusiva dos gestores de frota. É de suma importância estimular todos os funcionários que estejam envolvidos no manuseio do veículo a consultarem os checklists.

Terceirizar o serviço de manutenção

A redução de custos é uma realidade que diversos frotistas encaram diariamente, mas algumas “economias” podem se revelar ainda mais onerosas em uma perspectiva de longo prazo. Uma delas é a economia na contratação de mão-de-obra menos especializada e, consequentemente, mais barata.

Em um primeiro momento essa alternativa pode parecer interessante para o frotista, mas os veículos pesados, além de possuírem um valor elevado, exigem uma manutenção especializada. Entregar um bem com um valor tão alto na mão de profissionais é garantia de prejuízo!

Nesse quesito, é de suma importância também verificar a procedência das peças utilizadas para a realização de trocas, caso sejam necessárias durante a manutenção preventiva. Para não cometer nenhum erro, procure a loja da JS Peças mais perto de você e converse com um de nossos consultores de venda. Além de um estoque completo, você terá um apoio de confiança para manter a sua frota sempre em dia.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também