Injeção diesel: saiba mais sobre as peculiaridades desse componente.

A injeção diesel é diferente das injeções de carros abastecidos a gasolina e álcool, e você, como bom mecânico que deseja oferecer o melhor aos seus clientes, deve estar por dentro dessas diferenças para realizar a melhor manutenção e garantir que os veículos de seus clientes apresentem um ótimo desempenho.  

Quer saber mais? Então continue a leitura e vamos lá!

 

Necessidade de manutenção

Já sabemos que o motor diesel é mais robusto e tem uma durabilidade maior do que veículos movidos a outros tipos de combustível. O que significa que a sua manutenção vai ser um pouco mais complexa. Mas isso de forma alguma é negativo, já que ao ter mais trabalho para realizar os reparos, você terá um lucro maior em cada serviço, aumentando o seu faturamento. A injeção diesel conta com componentes de alta tecnologia e maior complexidade, logo, o valor pago pelos seus clientes será mais alto.

 

Modo de compressão

Os veículos a diesel têm uma taxa de compressão bastante alta, pois são exigentes e precisam fortemente de ar para funcionar. Para se ter ideia, em um sistema de veículos comuns, a taxa de compressão é de 8 a 11:1, já nos veículos diesel, esses valores chegam a 16 a 24:1. O que isso significa? Se em veículos a gasolina é possível encontrar motores funcionando com uma baixa taxa e compressão, nos veículos diesel essa não é uma realidade, por isso lembre-se: a compressão adequada é um dos principais fatores para que o motor diesel funcione perfeitamente.

 

Válvula de admissão

A maneira como se dá a entrada de ar em motores diesel também é particular.

Em veículos a gasolina, ar e combustível são aspirados ao mesmo tempo e comprimidos a uma temperatura de 450ºC, além de ser necessária uma centelha para que ocorra a queima da mistura, nesse caso, a vela de admissão. Já nos veículos com injeção diesel, apenas ar puro é aspirado para ser comprimido, dentro do cilindro, a uma temperatura de 800ºC. Nesse sistema, a ignição é feita por compressão e não por centelha.

 

Curso dos pistões

No sistema de injeção diesel, a força de combustão não é extensa, já que ocorre de acordo com a entrada de combustível. Isso acarreta uma duração maior, graças ao caminho mais longo que acontecerá. Isso não acontece nos veículos a gasolina, já que ela age com uma força violenta e como se fosse uma pancada na cabeça do pistão, o que ocasiona uma combustão mais rápida.

 

Gostou dessas informações? Tem mais alguma pra compartilhar com a gente? Então deixe aqui nos comentários. Esperamos você!

 


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