Gestão de estoque de peças na sua oficina mecânica: como fazer?

Muitas oficinas mecânicas caem no erro de não darem atenção especial ao estoque de peças. Não basta apenas ter todos os itens necessários para prestar os serviços propostos com excelência. Também é crucial manter o local devidamente organizado para garantir agilidade e eficácia em todo o processo.

É por isso que vamos trazer algumas dicas rápidas sobre como você pode gerir o estoque da sua oficina mecânica de forma eficiente, gerando satisfação para ambas as partes: seu cliente e o seu bolso.

Para começar, a palavra-chave para a gestão de estoque de peças é controle, essencial para unir atendimento ágil a mais oportunidades de negócio. O controle de estoque está diretamente ligado também à verificação de entrada e saída de cada item, a fim de garantir reposição rápida dos itens que estão faltando e de realizar compras realmente necessárias. Isso evita gastos desnecessários também! Esse registro também ajuda o dono de oficina mecânica a perceber os serviços mais procurados.

É importante aliar o controle aos serviços que a sua oficina mecânica se propõe a oferecer. Afinal, de nada adianta se dizer capaz de fazer um reparo se no seu estoque não há peças específicas para realizá-lo. Isso abre brecha para a concorrência!

Produtos sem rotatividade no estoque são um prato cheio para realizar promoções em serviços que necessitam dela. Uma oportunidade de marketing para gerar um fluxo de caixa em épocas de crise. E que fique a lição: compre menos dessas peças para evitar estoque parado!

Também é preciso que a equipe de mecânicos esteja a par das peças disponíveis em estoque e do lugar certo de cada item. Além de agilizar os serviços, manter as equipes integradas evita ruídos na comunicação entre departamentos.

Agora, se você ainda é iniciante no que se refere à gestão de estoque, o primeiro passo é fazer um inventário das peças disponíveis na sua oficina mecânica. Isso vai te ajudar a comparar dados com os registros de controle e também a saber o que você precisa comprar para manter o atendimento a seus clientes em dia.

Para finalizar, um bom estoque está diretamente ligado ao fornecedor, que deve ser ágil para te atender em caso de emergências, além de oferecer as melhores condições de pagamento e formas de negociação. E se a sua oficina é voltada para veículos pesados, já sabe que na JS Peças temos peças para toda a linha diesel em 23 lojas espalhadas pelo o Brasil. Confira os endereços e nosso catálogo de produtos!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também