Freio motor: essencial para todo caminhoneiro

Descer uma ladeira sem perder o controle do bruto é um desafio até para os caminhoneiros mais experientes do trecho, especialmente quando se trata de serras. Nesses casos, o freio motor pode ser uma mão na roda para manter a estabilidade do veículo e a segurança do motorista, além de manter o bom desempenho de todos os sistemas.

Mas será por que ainda existem tantos mitos e controvérsias com relação ao freio motor? Estamos aqui para tirar algumas dúvidas. Em primeiro lugar, o sistema do freio motor leva a redução da velocidade do veículo ao utilizar o próprio funcionamento do motor. Tudo isso com maior segurança e estabilidade.

E pode tirar da cabeça esse mito de que freio motor gasta mais combustível. Muito pelo contrário! Por ser um recurso muito utilizado em declives, quando não há necessidade de acelerar o caminhão, o consumo de combustível se manterá estável.

Nem acredite também naquela história de que o uso desse recurso vai proporcionar maior desgaste das peças ou forçar o motor, pois é o uso excessivo dos freios que causa fadiga do sistema de aquecimento. Sem contar que o freio motor preserva as lonas de freios e tambores, aumentando a vida útil do motor.

Viu como o freio motor garante mais estabilidade, economia de combustível e preservação das peças? Vale a pena usá-lo!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também