Faixas refletivas: veja o que mudou na legislação e como aplicá-las no seu veículo

Com o objetivo de aumentar a segurança nas rodovias, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu novos requisitos técnicos para a sinalização de veículos longos, ou seja, aqueles que excedem 19,8m de comprimento.

A mudança exige novos padrões de cores para as faixas refletivas: as cores branca e laranja devem atender ao índice mínimo de retrorrefletividade exigido pela resolução. Além disso, a cor preta não pode ser retrorrefletiva. As novas faixas também devem ter passado por testes de retrorrefletividade para garantir que a cor se mantenha por mais tempo. Tudo isso para garantir melhor visibilidade dos veículos nas estradas, especialmente à noite.

Mas para ser realmente colocada em prática de forma eficaz, motoristas e frotistas devem se atentar a dois pontos: a procedência da faixa refletiva e a forma como ela é aplicada no veículo.

Aqui na JS Peças, temos disponíveis as faixas refletivas da 3M, que são mais duráveis e conferem maior fixação, além de serem muito fáceis de aplicar. Para te mostrar como o manuseio delas é simples, a 3M preparou um vídeo explicativo para te ajudar na hora da fixação no seu caminhão. Confira a seguir:

E aí? Gostou das dicas? Se tiver qualquer dúvida, não deixe de comentar!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também