Dá para evitar um acidente de trânsito?

A resposta para essa pergunta é sim, pelo menos no que depender de você, como condutor de um veículo. Mas não é o que acontece muito aqui no Brasil, que ocupa o 4º lugar no ranking de países da América onde mais acontece acidentes de trânsito, sendo que a maioria deles ocorre durante o dia e em pista seca. Ou seja, tem tudo a ver com a imprudência dos condutores.

Outro dia, comentamos aqui no blog sobre como se tornar um condutor defensivo, seguindo aquelas práticas que são ensinadas nas aulas teóricas para tirar carteira de habilitação (confira aqui). Vamos completar o assunto com alguns macetes citados por especialistas em trânsito para que você coloque em prática, especialmente no trecho das rodovias:

  • Evite fazer ultrapassagens perigosas

Especialmente se você tiver conduzindo um veículo de grande porte, como um caminhão ou ônibus e em vias de difícil visão, como pistas únicas, pontes, curvas, serras e cruzamentos. Todo cuidado é pouco nesses casos.

  • Alta velocidade jamais!

Sabe aquela regrinha de trânsito que os maiores protegem os menores? Então, como caminhoneiro você está burlando essa lei se estiver correndo. Afinal, frear um bruto não é tarefa fácil e pode ser mais simples se o veículo estiver trafegando na velocidade permitida para a via.

  • Confiança

Demais, ela pode ser fatal. O medo sempre é bom e mantém você alerta a tudo que está acontecendo no trânsito.

  • Álcool e outras drogas

Definitivamente, isso não combina com direção e além de colocar seu emprego em risco, a sua vida e de outros condutores também estão em jogo. Evite o uso de remédios para se manter alerta, pois os resultados são enganosos. Nada substitui uma boa noite de sono!

  • Falta de planejamento

Se você sabe que vai trafegar por grandes distâncias, planeje-se antes para que a sua viagem seja tranquila, estabelecendo tempo para paradas a fim de evitar exaustão ao volante.

  • Falta de manutenção

Não apenas com o veículo, mas com a sua saúde também. De nada adianta manter o bruto em dias se o condutor não está lá essas coisas, não é mesmo. Bora marcar um check-up?

Bom, a gente sabe que esse assunto pode render muito. Então vamos continuar nosso papo nos comentários. Deixe a sua opinião!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também