Cuidados para evitar furtos na estrada

A tecnologia de rastreamento de frotas evoluiu muito e aumentou a sensação de segurança no trecho, mas as estatísticas de furtos e roubos nas estradas não são nada animadoras. E quando o assunto é cargas, o risco ainda é maior.

Mas tem alguns cuidados que o caminhoneiro pode tomar por si só para diminuir os riscos e até mesmo evitar o problema. A seguir, uma série de dicas:

1- Não compartilhe a sua localização nas redes sociais
Falar onde está para a sua família é uma coisa. Fazer check-in no Facebook mostrando a sua localização pode te colocar em maus lençóis. Essa atitude cada vez mais frequente entre os caminhoneiros pode chamar a atenção a quem não deve. Evite ao máximo!

2- Atenção redobrada nas paradas
Tem caminhoneiro por aí deixando o bruto com a porta aberta, a chave na engrenagem, vidros abertos e os documentos todos na cabine. É aí que mora o perigo! Para não levar um susto, faça tudo exatamente o contrário e ande sempre com seus documentos, incluindo a nota fiscal da carga.

3- Veja bem com quem fala!
Não dá pra ficar comentando com estranhos sobre a sua carga. Tenha em mente que as aparências enganam e use a sua malícia para perceber os sinais.

4- Planejamento é tudo
Para evitar paradas desnecessárias e em locais desconhecidos, é sempre bom planejar sua viagem com antecedência, procurando pelos locais mais seguros para descansar.

5- Mantenha a manutenção em dia
Parar no meio da estrada em decorrência de problemas mecânicos no bruto é um vacilo e tanto. Se você não se sente seguro quanto ao caminhão, é melhor fazer uma revisão completa antes de partir com a carga. Todo cuidado nesse sentido é pouco!

Tem mais algum cuidado que você toma e não listamos? Deixe nos comentários!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também