Como criar uma rotina de trabalho organizada na sua oficina?

A organização é um fator importantíssimo para qualquer negócio, pois um ambiente arrumado não só é mais agradável para o seu cliente, como melhora o desempenho dos seus funcionários. Por isso, separamos alguns pontos para que a sua oficina mecânica esteja em seu melhor estado sempre.

Organize as ferramentas de trabalho

Oficinas mecânicas possuem o estereótipo de locais desorganizados, o que influencia não só na percepção do cliente em relação ao serviço prestado, como também na rotina de trabalho dos seus funcionários.

Manter as ferramentas organizadas aumenta a produtividade do seu estabelecimento, onde os mecânicos não necessitam perder tempo procurando os utensílios que necessitam para realizar o serviço. Entretanto, para essa organização ser realmente efetiva, os colaboradores da oficina devem ser educados a manter as ferramentas no devido local.

Atente-se à apresentação do local

Como já diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Por isso, ao chegar em qualquer estabelecimento comercial, a primeira coisa que reparamos é o visual do ambiente. Mantenha a apresentação da recepção, interior e fachada sempre em dia. O conforto do cliente está diretamente ligado à percepção que ele possui do ambiente que a empresa proporciona.

Mantenha equipamentos atualizados

A qualidade do serviço prestado depende dos equipamentos utilizados para a execução, portanto invista na modernização periódica do maquinário da sua oficina. Ferramentas que possuam muito tempo de usos, principalmente elétricas, tendem a perder o desempenho ou  apresentar problemas no decorrer do tempo.

Atente-se ao uso de equipamentos de segurança

A segurança dos seus funcionários é importantíssima para o bom funcionamento da empresa. Eduque e incentive seus colaboradores a usarem os equipamentos de segurança, como proteção para olhos, capacetes e luvas, aparentemente simples, mas imprescindíveis para a segurança dos mecânicos.

Não esqueça de definir políticas de controle de trânsito de pessoas em ambientes com veículos suspensos. Controle e mantenha apenas o pessoal envolvido no processo de conserto nesses locais para evitar possíveis acidentes.

Seguindo esses passos simples, você conseguirá um impacto positivo no cotidiano da sua oficina mecânica, tanto para seus clientes quanto para o seus colaboradores.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também