Caminhoneiro de primeira viagem: veja onde você não pode errar

Mesmo diante de tantas dificuldades inerentes à profissão, ser caminhoneiro ainda é o sonho de muita gente. E para realizar esse trabalho tão importante para a economia do país com a excelência devida, quem está entrando no ramo deve ter em mente que não é fácil, mas que com algumas práticas simples, é possível sim aliar a paixão pelas estradas com rentabilidade:

Planejamento é a palavra de ordem
Não importa se você é um caminhoneiro independente ou é colaborador de alguma empresa. Planejar toda a sua viagem é crucial para evitar imprevistos, especialmente se é a sua primeira viagem ao destino.

Estude o melhor trajeto, pesquise sobre as condições das vias, se há pontos de apoio e postos de gasolina, calcule corretamente as paradas para cumprir o prazo exigido e, principalmente, reserve tempo para o seu descanso.

Conheça o seu bruto
Entender todos os detalhes do caminhão que você vai dirigir também é importante. Existem muitas tecnologias envolvidas e um bom caminhoneiro conhece a fundo pelo menos as principais delas. Caso não saiba, pergunte a um mecânico e conte com a opinião dos seus colegas de profissão.

Verifique as condições do caminhão
Antes de partir de viagem, faça a manutenção preventiva do veículo ou, caso trabalhe para alguma empresa, certifique-se que ela foi feita. Melhor prevenir do que parar em um trecho e correr perigo.

Durante as paradas
Na estrada, você vai fazer muitos amigos, mas uma coisa que não dá pra compartilhar com ninguém é o conteúdo da sua carga. É uma atitude muito perigosa, que pode colocar em risco a sua segurança no trecho.

Quando parar, também prefira ingerir alimentos mais leves para ter mais energia ao volante e faça um alongamento e caminhada. No futuro, sua coluna vai agradecer!

Agora, se você já tem tempo de estrada, deixe a sua dica nos comentários. Vai ajudar e muito quem está embarcando na profissão!


Compartilhe:


veja também