Atendimento a frotas de caminhões: como organizar a sua oficina mecânica?

Atender uma frota é sinônimo de lucratividade para grande parte das oficinas mecânicas especializadas em veículos a diesel. Afinal, o trabalho de manutenção deve ser constante para garantir cada caminhão ou ônibus rodando com desempenho máximo e sem contratempos. Todavia, uma falha nesse processo, especialmente atrasos na realização do serviço, pode colocar em risco essa parceria e, consequentemente, a credibilidade da oficina como um todo.

Já falamos por aqui sobre os principais atributos que um mecânico deve buscar para realizar a manutenção de motores a diesel com excelência (clique aqui e confira). Agora, queremos falar um pouco sobre como preparar a oficina mecânica como um todo para atender as necessidades de um frotista com a agilidade que uma empresa logística requer.

1- Organização

Quando se tem uma frota como cliente, a organização é essencial para atendê-la com excelência. Uma maneira prática e eficiente de realizar a manutenção de cada veículo é ter uma agenda de procedimentos que devem ser realizados, divididos por horários e prazos de entrega. Todo esse processo deve estar bem alinhado com o gestor de frotas, a fim de que este também consiga organizar prazos e manter outros veículos rodando durante esse período.

#Dica: em se tratando de manutenção preventiva, a agenda também pode ser uma forma de fidelização, afinal, com as datas predefinidas, o dono de uma oficina pode comunicar ao gestor de frotas a hora certa de realizar troca de pneus e óleos, alinhamento e balanceamento, por exemplo.

2- Divida a equipe por tipo de reparo

A manutenção preventiva de caminhões requer profissionais especialistas em cada compartimento do veículo. Em se tratando de uma frota, essa necessidade é ainda maior, pois estamos falando em atendimento a vários veículos de uma única vez. Além de garantir agilidade em todo o processo, seguindo o que foi estabelecido na agenda e com o frotista, a especialização também permitirá que você amplie a clientela para outras frotas também.

3- Use a tecnologia a seu favor

Empresas de logística sempre cobrarão agilidade por parte da oficina mecânica. Isso porque um caminhão a menos rodando pode levar a prejuízos. Por isso, a sua equipe deve ser ágil para encontrar um problema mecânico e mostrar uma solução para tal.

Ainda bem que o mercado já oferece ao mecânico diversas tecnologias para diagnóstico, substituindo o trabalho manual e o olhômetro do mecânico, que pode falhar em muitos casos - ainda mais se levarmos em consideração que os caminhões de hoje em dia têm uma mecânica bem mais complexa.

4- Ofereça sempre peças de procedência comprovada

É um quesito que nenhum dono de oficina pode economizar, mesmo naqueles casos em que o frotista exigir uma solução mais barata. Lembre-se: é melhor perder um serviço por ser honesto do que oferecer um componente de qualidade duvidosa, que pode colocar em xeque não apenas a credibilidade da sua oficina perante o mercado, como também a segurança do motorista e da carga na estrada. Por isso, faça parceria com fornecedores que vão garantir o melhor para o seu cliente.

Bom, isso é apenas alguns passos para renovar os processos de uma oficina mecânica para atender frotas inteiras e aumentar a rentabilidade. Gostou das nossas dicas? Se tiver outra sugestão e opinião, não deixe de comentar!


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