Aracaju - SE com seus cheiros, cores e sabores

Que tal uma espiadinha sobre o turismo de Aracaju? Trouxemos uma matéria especialmente para você sobre essa cidade maravilhosa do portal Férias Brasil.

Entre todas as cores espalhadas nos mercados centrais de Aracaju, entre os cheiros dos temperos e das comidas, e a arquitetura com o estilo colonial espanhol que se mantém até hoje, mesmo depois de algumas reformas, é possível entender a beleza que se faz presente num dos maiores pontos turísticos da capital sergipana.

A capital sergipana não tem as praias mais badaladas do Nordeste, mas em compensação, capricha quando o assunto é variedade de passeios, infraestrutura, hospitalidade e preços - até mesmo na alta temporada os programas saem em conta. Com ruas limpas e arborizadas, a cidade tem como principal cartão-postal a orla de Atalaia, repleta de atrativos.

Por lá fica a Passarela do Caranguejo, um trecho tomado por bares e restaurantes que servem o melhor da cozinha regional – frutos do mar, carne-de-sol, pirão-de-leite e, claro, caranguejo.

Escunas levam ao cânion de Xingó, cartão-postal cortado pelas águas verdes do rio São Francisco.

Na cidade cenográfica montada na Praça dos Eventos, as animadas quadrilhas têm a atenção dividida com o som das sanfonas, zabumbas e triângulos; e com os cheiros de milho cozido e amendoim torrado que se espalham pelo ar. As tradições típicas são mantidas também nas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, a menos de 30 quilômetros de Aracaju e que guardam joias arquitetônicas coloniais, além de festivais folclóricos. Também nos arredores da capital fica um dos cenários mais bonitos do Estado - o cânion de Xingó, desbravado a bordo de escunas e catamarãs que cortam as águas verdes do rio São Francisco.

Caso a vontade de mergulhar em um mar azul ainda persista, tome o rumo de Mangue Seco – o vilarejo baiano está a cerca de cem quilômetros de Aracaju.

Para conhecer a fundo a rica história do estado, siga para o Museu da Gente Sergipana, inaugurado em 2012. Ocupando um prédio restaurado de 1926, o espaço celebra a identidade do povo de forma interativa. A concepção artística do projeto é de Marcello Dantas - o mesmo que fez o incrível Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Festas, praças, personagens ilustres, culinária, ecossistemas: tudo é mostrado com muita tecnologia e criatividade.

Fonte: Férias Brasil

Atualização: Como indicação do Anderson Cantarelli, gerente administrativo/financeiro o Complexo de Xingó apresenta roteiros belíssimos que encanta a todos que o visitam. O passeio tem como ponto de entrada o restaurante Karranca’s, um flutuante que é o principal local de visitação turística e responsável pelo destino de 90% dos turistas de Sergipe. O restaurante Karranca´s fica próximo da cidade de Piranhas – Al, onde a bordo de Catamarã (barco) os turistas seguem para esta pequena cidade que é cheia de cultura e história. Foi na escadaria da Prefeitura de Piranhas que a cabeça de Lampião e as cabeças dos integrantes de seu bando (incluindo a de Maria Bonita) ficaram expostas ao lado de seus chapéus e de suas armas, em uma das fotos mais icônicas da história do cangaço. Foi nessa cidadezinha do sertão alagoano que o capítulo final da vida de Lampião foi escrito para o mundo. Mesmo que sua morte tenha acontecido na Grota do Angico, localizada na Fazenda Anjicos, no sertão de Sergipe, por conta de uma emboscada armada pela Volante, ainda assim, o desfecho da história de Lampião foi selado em Piranhas. Recentemente a Rede Globo de televisão gravou várias cenas da novela Cordel Encantado e a minissérie As brasileiras.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também