Alinhamento de caminhões: como acertar na hora de realizar esse serviço?

Oficinas mecânicas que focam seus esforços em atender veículos da linha diesel têm grandes oportunidades de sucesso, especialmente pela possibilidade de firmar parcerias sólidas com empresas de frotas. Para ganhar credibilidade no mercado, no entanto, é preciso se especializar e atender as peculiaridades de tecnologias cada vez mais avançadas.

Um serviço que parece simples, mas que merece cuidado especial na hora da manutenção preventiva de um caminhão é o alinhamento, que vai muito além de verificar se o volante está reto ou se não há trepidação na carroceria. Um serviço com esse objetivo exige do mecânico expertise para reparar em pequenos detalhes que interferem diretamente no bom desempenho de um bruto. Vamos a um passo a passo simples:

1- O primeiro ponto a ser avaliado pelo mecânico na hora de fazer o alinhamento de um caminhão é o estado dos pneus. Caso estejam muito usados ou com desgaste irregular, é crucial indicar a troca imediata para garantir que o alinhamento seja eficaz. 

2- Os terminais e a barra de direção também devem ser checados antes de iniciar o alinhamento, pois podem haver desgastes prematuros que prejudicam o funcionamento do caminhão.

3- Outro ponto importante que o mecânico não pode deixar passar batido é a suspensão, responsável pela estabilidade ao caminhão. Nesse ponto, olhe se as molas não estão quebradas ou se estão duras e sem ação. Vale também dar uma avaliada nos amortecedores também, que devem subir e descer com agilidade.

4- Agora sim é hora de fazer o alinhamento, o serviço que garante ao caminhão ser direcionado em linha reta sem grande esforço para o motorista. O balanceamento entra como complemento essencial para equilibrar o conjunto de rodas e pneus, evitando gastos extras com manutenção preditiva.

5- O alinhamento também exige que o mecânico tenha acesso às tecnologias disponíveis para realizar esse serviço com excelência:

  • O alinhamento óptico, a mais tradicional de todas as tecnologias, é feito com a ajuda de um laser preso às rodas. Essas luzem apontam para uma régua graduada, que indicam o grau de desalinhamento do caminhão.
  • Tem também alinhamento computadorizado, cujos sensores presos às rodas enviam informações para o sistema de um computador.
  • A mais nova tecnologia de alinhamento é a 3D, que além dos sensores de rodas, também contém câmeras que projetam o veículo em três dimensões na tela de um computador. Dentre as três, é a mais eficaz.

6- E como avaliar se o alinhamento ficou como o esperado pelo mecânico e pelo cliente? Para isso, muitas oficinas já contam com um scanner de diagnóstico, um equipamento de última tecnologia que recebe informações em tempo real sobre o funcionamento do sistema, detectando eventuais falhas.

Agora é hora de colocar a mão na massa. O alinhamento é um serviço de suma importância para estradeiros e frotistas, e pode demandar muito da sua oficina mecânica. Tenha essas ferramentas em mão para fidelizar clientes e ganhar credibilidade no seu meio de atuação!


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