7 dicas para melhorar a sua gestão de frotas

Verdade seja dita: o operacional de uma gestão de frotas toma tanto tempo do responsável que muitos detalhes que interferem diretamente na lucratividade do negócio acabam passando despercebidos. Além de cuidar dos veículos e ver se o trabalho está sendo executado no tempo certo, o gestor de frotas também deve ficar atento a outros processos para garantir eficiência máxima e redução de custos. E é sobre isso que a JS Peças quer falar com você aqui.

Conversando com alguns clientes e especialistas no assunto, chegamos a algumas conclusões que podem facilitar e muito a rotina da gestão de frotas e, claro, melhorar a rentabilidade a curto e longo prazo. Vamos apontar sete dicas essenciais, mas fique à vontade para, após a leitura, deixar a sua opinião nos comentários:

1- É melhor prevenir do que remediar
A manutenção preventiva é o primeiro mandamento da gestão de frotas eficiente. Um bom gestor não quer correr o risco de perder um cliente em decorrência de falhas mecânicas. Por isso, para evitar contratempos, todos os veículos devem estar com todos os itens em dia. Se possível, tenha sempre um veículo reserva em caso de consertos mais longos e uma oficina mecânica sempre a postos para te atender nas emergências.

Caso necessite de uma peça de urgência, entre em contato com a loja JS Peças mais perto de você que estamos a postos para te atender.

2- Fique de olho nas rotas
Algumas empresas de frota ainda deixam na mão do motorista o papel de escolher o melhor caminho para realizar um frete ou uma viagem. Um erro que coloca em risco não apenas a segurança do veículo e seu condutor, como também pode gerar mais gastos com tempo e combustível.

Um bom gestor de frotas avalia as rotas não apenas pela distância, mas também se ela é segura o suficiente para o serviço oferecido. Antes de definir qual será o rumo a ser tomado, vale a pena avaliar todo o percurso, tempo de parada, condições da via e especificidades da carga, em caso de caminhões. Afinal, chegar antes não significa chegar bem!

3- Use a tecnologia a se favor
Além de ganhar pontos perante a concorrência, um gestor de frotas que busca inovações tecnológicas para aprimorar os serviços ganha em tempo e economia. Por meio de softwares para leitura de tacógrafos, por exemplo, você pode acompanhar como cada condutor está se comportando no trecho. Tem também os sistemas de geolocalização, eficazes para verificar onde cada veículo da sua frota está. Para quem está à frente do negócio, é uma mão na roda para se dedicar melhor a outros pontos da gestão.

4- Planeje-se para gastos futuros
Não dá para trocar um veículo, realizar a manutenção preventiva da frota ou mesmo renovar seu estoque de peças sem planejamento. Isso interfere diretamente nos lucros e pode gerar dívidas desnecessárias. Por isso, além de ter um sistema online que te ajuda a controlar despesas e receitas, análise com afinco todas as pontas do negócio para tomar decisões que podem mudar os rumos da sua frota.

5- Não se esqueça da legislação!
Manter a documentação dos veículos em dia e orientar seus motoristas para que sigam às leis de trânsito à risca é essencial para a boa reputação da sua frota. Também analise bem seus condutores antes e após a contratação, para evitar contratempos durante as viagens.

6- Acompanhe o gasto de combustível
Manter um controle sobre o uso de combustível é estratégico e poderá determinar a ampliação das operações de uma frota, seja em curto ou longo prazo. Para controlar e reduzir gastos, é importante identificar rotas que sejam mais econômicas, estimar o consumo médio de cada veículo, comparar os gastos de cada tipo de veículo e das rotas que são utilizadas e monitorar o perfil de condução dos seus motoristas. Além de tudo isso, faça uma busca apurada do melhor fornecedor.

7- Faça boas parcerias
Ter um relacionamento amistoso com parceiros e fornecedores do ramo é essencial para uma gestão de frotas eficiente. Isso ajuda o responsável, por exemplo, a agilizar um problema mecânico com mais eficiência, garantir peças com preços mais acessíveis e ser atendido com rapidez em suas necessidades.

Lembra do que falamos no início desta publicação? Então, agora a sua vez de opinar. Deixe seu comentário!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também