5 problemas de saúde mais comuns entre caminhoneiros do que você imagina

Temos batido muito na tecla da saúde do caminhoneiro por aqui e não é por acaso. Assim como o seu bruto precisa de manutenção constante, não dá para deixar os cuidados com o principal “motor” da estrada em segundo plano.

Essa negligência tem feito cada vez mais caminhoneiros desenvolverem doenças silenciosas, que prejudicam o desempenho a curto prazo e podem acarretar sérios problemas no futuro, incluindo acidentes. Antes que seja tarde, melhor ficar de olho nos principais sintomas delas para procurar ajuda médica o quanto antes. Vem com a gente!

1- Apneia do sono
Essa disfunção é mais comum do que você imagina e causa sonolência exagerada durante o dia, podendo levar o caminhoneiro a dormir no volante. Quem sofre de apneia costuma ter paradas respiratórias durante a noite do sono. Se você está acima do peso, ronca além da conta e apresenta sono além da conta, está na hora de colocar um médico na história.

2- Hérnia de disco
A longa jornada de trabalho e a postura incorreta frente ao volante são os principais agravantes que levam o caminhoneiro a desenvolver hérnia de disco, uma lesão mais frequente na região lombar e que pode tirá-lo do trecho em casos mais graves. Por isso, fique atento a esses dois detalhes e em caso de dores nas costas e dormência nas pernas, procure um ortopedista imediatamente.

3- Doenças cardiovasculares
O sobrepeso, a falta de exercícios físicos, o cigarro... Tudo isso são indicativos de que provavelmente o caminhoneiro pode desenvolver doenças nos vasos sanguíneos e coração. Vale a pena repensar seus hábitos antes de tomar um susto no volante, hein?

4- Hipertensão
Averiguar a pressão arterial deve ser uma rotina do caminhoneiro, especialmente daqueles que têm casos na família. Não fazer o controle da doença, com acompanhamento médico e o uso diário de remédios específicos, podem acarretar problemas sérios, como um AVC e até um acidente fatal.

5- Hepatite
Essa inflamação no fígado é silenciosa na grande maioria dos casos, apesar de alguns sintomas característicos, como pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Pode ser contraída pela ingestão de alimentos contaminados e pelo sexo desprotegido. Ou seja, os caminhoneiros estão entre os principais grupos de riscos. Então, previna-se e procure pela vacina nos postos de saúde!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também