5 dicas para driblar o sono na estrada

Que a rotina de caminhoneiro é sempre apertada você já sabe, mas às vezes é melhor atrasar um pouco ou renegociar prazos ao invés de lutar com um dos inimigos número 1 da segurança: o sono. Quem lida com esse desafio todos os dias sabe muito bem que dormiu pouco ou mal interfere diretamente na atenção e concentração no trânsito, aumentando significativamente os riscos de acidentes.

Se seguir viagem é o jeito e você não puder parar pra descansar, vale lembrar alguns macetes pra espantar o sono e não dormir dirigindo:

1- Solte a sua voz!
Coloque o som num volume que não atrapalhe a sua atenção e cante seus hits favoritos em voz alta. Uma saída bem divertida para não dormir ao volante e manter a segurança, não acha?

2- Um cafezinho, por favor!
Além de ser leve, tomar um cafezinho ajuda a espantar o sono em muitos casos. Para acompanhá-lo, aposte em lanches leves, afinal, gordura pesa no estômago e aumenta a sonolência.

3- Ajuste seu banco
Quando o sono bater e você não puder parar de forma alguma, ajuste o banco de foma a não ficar tão confortável como de costume. Isso te ajuda a se manter alerta.

4- Pratique exercícios físicos
Além de fazer um bem danado pra saúde, fazer alguma atividade física também melhora o seu preparo para longas viagens e garante mais disposição no dia a dia.

5- Abra as janelas
O vento no rosto pode te ajudar a ficar mais desperto. Por isso, se o sono chegou, desligue o ar-condicionado e boa viagem!

E você já sabe: estamos aguardando as suas sugestões nos comentários!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também